2ª REAVALIAÇÃO DO PROTOCOLO PARA REABERTURA PARCIAL DE ATIVIDADES EM PERÍODO DE PANDEMIA DO NOVO CORONAVIRUS – COVID 19

Segunda reavaliação do Protocolo elaborado pela Diretoria após 42 dias da retomada de atividades.

1- PALAVRA DO DIRETOR DE SAÚDE

Olá prezado associado, diretores e colaboradores;

Desde o dia 16 de setembro retomamos parcialmente as atividades do nosso clube, após dias de estudo e implementação do protocolo profilático. Afirmei e reafirmo que tomamos todas as medidas cabíveis para minimização dos riscos, a fim de oferecer segurança a todos. É sabido que a maior parte das medidas cabem aos usuários e colaboradores e no entanto reforçamos nossa sinalização interna, treinamos continuamente nossa equipe, e visitas da Vigilância Sanitária Municipal tem sido realizadas frequentemente.

Se passaram mais 21 dias e após minuciosa avaliação da diretoria de saúde do Araguaia Clube sobre as medidas de segurança adotadas e a possível flexibilização/ampliação das atividades, pontuamos:

  • Nova Serrana retorna à Onda verde do plano Minas consciente no dia 24/10/2020.
  • Desde a reabertura, não houveram eventos que inviabilizassem a flexibilização.

No entanto resolve:

  • Continua Liberada a flexibilização de horários da academia, respeitando a partir de agora, o número máximo de 60 usuários simultaneamente. (sujeito a reavaliação em qualquer tempo).
  • Continua Liberada a flexibilização de horários da piscina aquecida, respeitando a partir de agora, o número máximo de 25 usuários simultaneamente. (sujeito a reavaliação em qualquer tempo).
  • Fica liberada a realização de apresentação musical (shows) na área do bar, devendo ser respeitado o distanciamento social e medidas de higiene.
  • Fica liberado o uso do parquinho infantil (Club Kids) em horário integral devendo o mesmo ser higienizado por pulverização 1 (uma) vez por dia. Será disponibilizado dispositivo para higiene das mãos.
  • Fica liberada a realização de campeonatos esportivos internos, desde que com público reduzido.
  • Fica liberado o funcionamento das saunas feminina e masculina, respeitando o espaçamento e medidas de higiene. Fica vetado o uso da Hidromassagem nas duas dependências. O forno à vapor poderá receber até 10 pessoas simultaneamente e o seco 08 pessoas. Fica vetado o empréstimo de chinelos, toalhas e shorts. Deverá ser reduzido pela metade o funcionamento de lavabos. Será colocado placas de normas dentro do local. Toda a dependência deverá passar por uma desinfecção com hipoclorito de sódio (água sanitária) diluída diariamente. Deverá haver um controle de entrada para evitar aglomerações.
  • Fica liberada a locações do Salão Social e Boate para eventos, desde que respeitada as seguintes normas:
    • O Salão Social poderá receber no máximo 500 pessoas, e a Boate, no máximo 100 pessoas, conforme protocolo do programa Minas Consciente.
    • Fica proibido o fechamento de laterais do salão/boate com tecidos e outros adornos que comprometam a circulação de ar.
    • O uso de máscaras por convidados é obrigatório quando em circulação.
    • Haverá um termo adicional de compromisso junto ao de locação do Salão Social e Boate que contemple as normas que deverão ser adotadas.

Estamos no caminho certo!

Um abraço a todos!

1ª REAVALIAÇÃO DO PROTOCOLO PARA REABERTURA PARCIAL DE ATIVIDADES EM PERÍODO DE PANDEMIA DO NOVO CORONAVIRUS – COVID 19

Primeira reavaliação do Protocolo elaborado pela Diretoria após 42 dias da retomada de atividades.

Olá prezado associado, diretores e colaboradores;

Desde o dia 16 de setembro retomamos parcialmente as atividades do nosso clube, após dias de estudo e implementação do protocolo profilático. Afirmei e reafirmo que tomamos todas as medidas cabíveis para minimização dos riscos e a fim de oferecer segurança a todos. É sabido que a maior parte das medidas cabem aos usuários e colaboradores e no entanto reforçamos nossa sinalização interna, treinamos continuamente nossa equipe, e visitas da Vigilância Sanitária Municipal tem sido realizadas frequentemente.

Se passaram mais 21 dias e após minuciosa avaliação da diretoria de saúde do Araguaia Clube sobre as medidas de segurança adotadas e a possível flexibilização/ampliação das atividades, pontuamos:

  • A vigilância sanitária aprovou o protocolo adotado pela instituição sendo cogitado o mais bem elaborado da região.
  • Recebido novo decreto municipal 088/2020 que reforça a situação do município de Nova Serrana que retornou à onda amarela do Plano Minas Consciente
  • Controle de temperatura de colaboradores e sócios realizados criteriosamente sem alterações expressivas.
  • Não foram registrados novos casos positivos entre colaboradores nos últimos dias
  • Os métodos de desinfecção/descontaminação têm sido avaliados positivamente
  • Computada a diminuição de usuários em academias e demais dependências do clube

No entanto resolve:

  • Manter o protocolo adotado por mais 21 dias e, após esse prazo realizaremos nova avaliação.
  • Liberada a flexibilização de horários da academia, respeitando o número máximo de 45 usuários por horário. (sujeito a reavaliação em qualquer tempo)
  • Restaurante deve observar o disposto no decreto 088 – principalmente:
    • FICA PROIBIDO: A permanência de pessoas em pé no interior dos estabelecimentos, exceto em filas e acesso aos sanitários, as quais deverão respeitar o distanciamento de 2 metros.
    • O funcionamento somente até 00h dos estabelecimentos comerciais que possuem autorização para funcionar em horário especial, exceto postos de combustíveis e estabelecimentos de comércio e prestação de serviços ligados à saúde;

Estamos no caminho certo!

Um abraço à todos!

PROTOCOLO PARA REABERTURA PARCIAL DE ATIVIDADES EM PERÍODO DE PANDEMIA DO NOVO CORONAVIRUS – COVID 19

Protocolo elaborado pela diretoria de saúde do clube para fins de liberação parcial de atividades a partir de 15 de setembro de 2020.
Elaboração e correção: Dr. Renato Ângelo
(Biomédico e diretor de saúde do clube)

NOVA SERRANA – MG
SETEMBRO 2020

É muito bom finalmente retornar parcialmente nossas atividades. Em nome de toda a Diretoria e equipe, desejo boas-vindas!

Sabemos como é delicado o momento que vivemos e queremos como toda certeza que tudo seja normalizado em breve!

A pandemia do novo Coronavírus fez com que o Araguaia Clube permanecesse fechado por meses e agora após recebermos o comunicado da vigilância sanitária nos preparamos para a retomada CONSCIENTE de nossas atividades.

Para isso fizemos um detalhado planejamento, tomando todos os cuidados possíveis para que esse reencontro ocorra de maneira absolutamente tranquila e acima de tudo, segura.

Um conjunto de medidas preventivas foi adotado com esse objetivo e encontra-se compilado neste Protocolo Geral de Reabertura.  Entretanto, vale sempre reforçar que o risco de exposição ao Covid-19 é iminente em qualquer ambiente, não sendo possível eliminar-se por completo a possibilidade de exposição ao vírus. Por isso a importância de um esforço conjunto: somos todos corresponsáveis pela adoção de atitudes conscientes e principalmente pela observância às medidas de prevenção aqui recomendadas. Desta maneira, convido-os a ler esse material com atenção.

Entendemos que todos estejam ansiosos pela volta ao convívio social e retomada de atividades ao ar livre mas lembrem-se de que nesse momento, todo cuidado é pouco: pedimos um pouco mais de paciência até que não haja mais riscos à saúde e então todos poderão voltar a aproveitar nosso clube plenamente!

Nesta retomada parcial das atividades, este protocolo é um bom recomeço para entendermos as mudanças de hábito exigidas por esta nova realidade, bem como as melhores práticas de prevenção e as possibilidades para voltar a aproveitar nosso clube.

 

Um abraço!

 

Renato Ângelo
Diretor de saúde

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA DE SAÚDE 001/2020

Em 10 de Setembro de 2020.

O Diretor de Saúde do Araguaia Campestre Clube, Renato Ângelo, no exercício das atribuições previstas no art. 39, I[1],  do Estatuto Social e com anuência do Conselho Diretor, para fins de retomada das atividades do Clube aos Membros do Quadro Associativo, bem como em cumprimento das medidas de preservação da vida e da saúde por decorrência da declaração de pandemia pela “Covid-19”, estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde, pela Administração Pública, nos protocolos de reabertura firmados, bem como nas orientações sanitárias expedidas,  RESOLVE:

Art. 1º – Cada dependência do Clube, considerando todas as suas peculiaridades, possuirá protocolos sanitários e normas de utilização específicas e que são de cumprimento obrigatório por todos aqueles que se encontrarem nas dependências do Araguaia Campestre Clube independentemente da finalidade e de outras normas já expedidas pelas Autoridades competentes.

Art. 2º – Para conhecimento de todos, os protocolos e normas serão publicados nos principais veículos de comunicação entre o Clube e seus Sócios, especialmente por meio das redes sociais oficiais do Araguaia na internet (Site, Instagram e Facebook e WhatsApp).

Parágrafo único – Os protocolos e normas específicas, quando possível, também serão afixadas na entrada de cada dependência.

Art. 3º – Os Colaboradores do Clube orientarão os Membros do Quadro Social a respeito dos protocolos e normas, exercerão a fiscalização e exigirão o cumprimento.

  • 1º – Diante da recusa de cumprimento, o Colaborador deverá requisitar o apoio da equipe de Segurança para a retirada da pessoa do ambiente.
  • 2º – O Colaborador elaborará relatório com a descrição do ocorrido e o encaminhará à Comissão de Sindicância Administrativa para análise e eventual instauração de Procedimento Disciplinar.

Art. 4º – Suspender, por prazo indeterminado, a venda de convites para entrada de não sócios no Clube.

Art. 5º – Esta resolução terá validade por prazo indeterminado, sendo que neste período poderá ser reavaliada, de acordo com a situação existente no momento, entrando em vigor na data na presente data.

Nova Serrana 10 de setembro de 2020.

Renato Ângelo – Diretor de Saúde

Jacob Florentino Neto – Presidente

[1] Ao Diretor de Saúde compete:

I – por resoluções estabelecer normas com a aprovação do Conselho Diretor, a que se devam submeter todos os sócios.

  • O cumprimento dos protocolos sanitários não dispensa eventuais orientações suplementares que venham a ser estabelecidas pelas autoridades sanitárias.
  • As diretrizes foram baseadas nas sugestões apresentadas pelos respectivos segmentos, ajustadas de acordo com critérios apontados pela Vigilância Sanitária e pelo protocolo Minas Consciente do governo estadual.

Nova Serrana 10 de setembro de 2020.

Renato Ângelo – Diretor de Saúde

Jacob Florentino Neto – Presidente

 

4.1 Áreas Esportivas

 

·      QUADRAS POLIESPORTIVAS

Durante o funcionamento do clube, respeitando normas e regras.

·      CAMPOS DE FUTEBOL

Será por marcação de horários, seguindo normas e regras.

·      QUADRAS DE TÊNIS

Será por marcação de horários, seguindo normas e regras.

·      QUIOSQUES DE JOGOS

Durante o funcionamento do clube, respeitando normas e regras.

·      ACADEMIA ARAGUAIA FITNESS.

Será de segunda a sexta por marcação de horários, seguindo normas e regras.

Aos sábados funciona de forma livre de 08:00 as 12:00 horas, limitando-se ao máximo de 45 pessoas simultâneas, desde que o associado (a) tenha matricula para o restante da semana. 

 

·      PISCINA AQUECIDA

Horário de funcionamento da piscina aquecida seguindo normas e regras:

  • Terça a sexta de 6:00 as 12:000 horas e de 14:00 as 21:30 horas.
  • Sábado de 7:00 as 21:00 horas.
  • Domingo de 7:00 as 19:00 horas.

·      SALAS DE DANÇAS

A definir.

 

4.2 Áreas Comuns

 

·      BAR E RESTAURANTE

Durante o funcionamento do clube, respeitando normas e regras.

·      MINI CAMPOS INFANTIS (LOCALIZADOS NO CLUBE KIDS)

Durante o funcionamento do clube, respeitando normas e regras.

 

·      ADMINISTRATIVO DO CLUBE

De segunda a sexta de 08:00 as 11:00 e de 12:30 as 18:00 horas.

 

*Nota:  A reabertura dos setores especificados segue o protocolo Minas Consciente e normas apresentadas pela vigilância sanitária municipal.

  • SAUNAS
  • PLAYGOUND (BRINQUEDÃO E CAMA ELÁSTICA) LOCALIZADOS NO CLUBE KIDS
  • QUIOSQUES COM CHURRASQUEIRAS
  • SALA DE LUTAS
  • SALA DE PILATES
  • SALÃO SOCIAL
  • BOATE

*Nota:  A não reabertura dos setores especificados segue o protocolo Minas Consciente e normas apresentadas pela vigilância sanitária municipal.

Zelando sempre pelo bem-estar de todos, em especial dos mais suscetíveis a complicações pelo Covid-19, e seguindo sempre as orientações do Ministério da Saúde, definimos:

  • Recomendamos fortemente que idosos e portadores de doenças crônicas (diabetes, cardiopatias, hipertensão, asma e puérperas) permaneçam na segurança de suas casas, evitando frequentar o Clube nesse momento;
  • O uso de máscara é obrigatório dentro das dependências do Clube. Contamos com todos no atendimento a essa regra;
  • A aferição da temperatura é obrigatória no acesso ao Clube, sendo que quem apresentar temperatura a partir de 37,5 ºC, não será permitida a entrada, a mesma poderá ser realizada sem contato preferencialmente na testa ou punho;
  • Fica determinado fluxo de entrada e saída sempre pela direita do usuário;
  • O uso da catraca e biometria fica permitido para fins de controle de acesso e mensuração da capacidade;
  • Dispensadores de álcool em gel estarão disponíveis após o uso da biometria e imediatamente antes da entrada e saída das dependências do clube.

Nova Serrana 10 de setembro de 2020.

Renato Ângelo – Diretor de Saúde

Jacob Florentino Neto – Presidente

7.1 QUADRAS POLIESPORTIVAS

  •  Na entrada de cada quadra haverão informações detalhadas com medidas profiláticas simples e necessárias afixadas;
  • Será disponibilizado álcool na entrada/saída de cada quadra;
  • Não se recomenda a prática de atividades físicas por pessoas que apresentem sinais de gripe;
  • A máscara de proteção só poderá ser retirada no momento da atividade quando os participantes já estiverem no interior da quadra retomando o uso logo após;
  • Recomenda-se que o mínimo de objetos, bolsas, mochilas, etc. seja levado para o interior das quadras;
  • Não é permitido nesse primeiro momento público nas arquibancadas.

7.2 CAMPOS DE FUTEBOL

  •  Na entrada de cada campo haverão informações detalhadas com medidas profiláticas simples e necessárias afixadas;
  • Será disponibilizado álcool na entrada/saída de cada campo;
  • Não se recomenda a prática de atividades físicas por pessoas que apresentem sinais de gripe;
  • A máscara de proteção só poderá ser retirada no momento da atividade quando os praticantes já estiverem no interior do campo retomando o uso logo após;
  • Não é permitido nesse primeiro momento público nas arquibancadas.

7.3 QUADRAS DE TÊNIS 

  • Na entrada de cada quadra haverão informações detalhadas com medidas profiláticas simples e necessárias afixadas;
  • Disponibilização de álcool na entrada/saída de cada quadra;
  • Não se recomenda a prática de atividades físicas por pessoas que apresentem sinais de gripe
  • A máscara de proteção só poderá ser retirada no momento da atividade quando os praticantes já estiverem no interior da quadra retomando o uso logo após;
  • Recomenda-se que o mínimo de objetos, bolsas, mochilas, etc. seja levado para o interior das quadras;
  • Não é permitido nesse primeiro momento público para acompanhar os jogos.

7.4 QUIOSQUES DE JOGOS

  • Na entrada dos quiosques haverão informações/recomendações para o uso adequado e seguro do espaço;
  • Álcool líquido e lenços estarão disponíveis para higienização de tacos, mesas, manípulos de totós etc.;
  • Para o carteado, cada pessoa deve trazer o seu baralho;
  • Deverá ser evitado aglomerações mesmo sendo espaço aberto.

7.5 ACADEMIA     

  • Na entrada da academia haverão informações/recomendações para o uso adequado e seguro do espaço;
  • Os horários serão agendados respeitando a metragem de 10m2 por pessoa;
  • Recomendar aos praticantes que cheguem nos horários estipulados, e ao término do treinamento, não façam reuniões;
  • Os equipamentos de academia e de treinamento devem estar dispostos à uma distância mínima entre si;
  • Todos os atletas, praticantes e demais presentes aos locais de atividades devem usar máscara durante todo treino;
  • Deve-se evitar a utilização e o manuseio de celulares durante a prática de atividade física;
  • Pessoas dos grupos de risco não podem fazer parte das atividades;
  • A limpeza desse local será reforçada e monitorada por colaborador devidamente treinado;
  • Higienizar objetos e equipamentos entre as utilizações de pessoas distintas;
  • Álcool 70% e lenços para higienização serão disponibilizados;
  • Utilizar os próprios equipamentos individuais. No caso de equipamentos coletivos, é necessária a desinfecção antes e após a utilização;
  • Os frequentadores deverão portar garrafa para hidratação própria, utilizar toalhas pessoais e prender os cabelos;
  • O uso da catraca e biometria fica permitido para fins de controle de acesso e mensuração da capacidade;
  • Dispensadores de álcool em gel estarão disponíveis após o uso da biometria e imediatamente antes da entrada e saída das dependências do Clube;

7.6 PISCINA

  • Na entrada da piscina haverão informações/recomendações para o uso adequado e seguro do espaço;
  • Disponibilização de álcool em gel na entrada/saída da piscina;
  • Número limitado de 20 usuários simultâneos;
  • Proibida colocação de cadeiras no interior do espaço;
  • O controle de higienização local e da piscina ficará em local visível;

Nota: Novos protocolos referentes as piscinas em reforma serão feitos prestes a reinauguração.

7.7 DANÇAS

  •  Na entrada das salas haverão informações/recomendações para o uso adequado e seguro do espaço;
  • Álcool em gel será disponibilizado no espaço;
  • Os horários serão agendados respeitando o limite de alunos por sala;
  • Recomendar aos praticantes que cheguem aos horários estipulados, e ao término do treinamento, não façam reuniões;
  • É necessário respeitar o distanciamento (demarcado no chão).

 7.8  BAR E RESTAURANTE

  • Na entrada do Bar e Restaurante haverão informações/recomendações para o uso adequado e seguro do espaço;
  • Álcool em gel será disponibilizado ao longo de todo espaço;
  • Uso obrigatório da máscara de proteção facial no interior do Bar e Restaurante; retirá-la apenas quando estiver sentado na mesa fazendo o consumo das refeições;
  • Deverá ser utilizada pelos colaboradores, barreira de proteção física quando em contato com o cliente (placa de acrílico ou face shield), principalmente nos momentos de atendimento e pagamento;
  • Os garçons/atendentes além da máscara de proteção facial deverão usar a face shield;
  • A utilização de toucas pelos funcionários será obrigatória para atividades que envolvam a preparação e entrega de alimentos, RDC 216/2004;
  • Intensificar a atenção e o cuidado no cumprimento das boas práticas de manipulação de alimentos de acordo com a legislação em vigor (RDC ANVISA 216/04), incluindo higienização das mãos e antebraços com água, sabonete líquido inodoro e agente antisséptico após a secagem das mãos em papel toalha;
  • Eliminar galheteiros, saleiros, açucareiros, ou qualquer outro alimento/tempero que seja acondicionado de forma semelhante, provendo sachês para uso individual;
  • Proibir a entrada de pessoas externas, como entregadores, no local de manipulação dos alimentos;
  • Realizar a limpeza com água e sabão dos utensílios do serviço, como espátulas, pegadores, conchas, talheres e similares, e em seguida embalá-los. Para a limpeza dos utensílios utilizados na alimentação recomenda-se aplicar água e detergente líquido e para a desinfecção empregar álcool 70%, hipoclorito de sódio a 1% ou outro saneante registrado pela Anvisa para esse fim, seguindo as orientações do fabricante;
  • O Bar e Restaurante deverá priorizar o uso de copos descartáveis;
  • Para o sistema de self servisse deverá haver disponibilização de luvas plásticas para utilização pelo cliente, devendo o estabelecimento se responsabilizar por garantir que todos os clientes estarão utilizando mascaras e luvas enquanto o cliente estiver se servindo;
  • As mesas deverão possuir distanciamento mínimo de 2 metros e priorizar a utilização da mesa pela mesma família;
  • Cada mesa deve conter no máximo 04 cadeiras (exceto quando crianças da mesma família);
  •  Não é permitido a junção de mesas.

7.9 MINI CAMPOS DO CLUBKIDS

  •  Na entrada haverão informações/recomendações para o uso adequado e seguro do espaço.
  • Álcool em gel será disponibilizado
  • Permanência de no máximo 4 pessoas em cada campo simultaneamente
  • A aglomeração deve ser evitada

7.10 SECRETARIA DO CLUBE/ADMINISTRATIVO

  •  Na entrada haverão informações/recomendações para o uso adequado e seguro do espaço;
  • Álcool em gel será disponibilizado;
  • Preferencialmente utilizar os meios de comunicação digital e ou telefone;
  • Nossa equipe irá atender com toda segurança mantendo o distanciamento;
  • Após cada atendimento a superfície e insumos utilizados serão higienizados;
  • Será evitada a troca de papéis e comprovantes, priorizando o envio por meios eletrônicos.

Nova Serrana 10 de setembro de 2020.

Renato Ângelo – Diretor de Saúde

Jacob Florentino Neto – Presidente

  • O uso de máscara que cubra boca e nariz é obrigatório durante todo o horário de trabalho;
  • Colaboradores da limpeza de áreas abertas deverão utilizar Luvas de borracha e demais preconizadas pelo PPRA PCMSO;
  • Colaboradores de limpeza de sanitários e fraldários devem utilizar avental de TNT, mascaras e face shild, e botas de borracha para a higienização do espaço;
  • Colaboradores que apresentarem sintomas de gripe ou febre devem comunicar ao RH para ser orientado antes de comparecer ao Clube para trabalhar;
  • Evitar aglomerações principalmente em área de refeição;
  • Evitar o toque contínuo na máscara para sua proteção.

Nova Serrana 10 de setembro de 2020.

Renato Ângelo – Diretor de Saúde

Jacob Florentino Neto – Presidente

  •  Nossos bebedouros foram bloqueados para uso no bocal, ficando disponível apenas para uso com garrafas ou copos.

Nova Serrana 10 de setembro de 2020.

Renato Ângelo – Diretor de Saúde

Jacob Florentino Neto – Presidente

 

  • Lixeiras especiais para descarte seguro de máscaras serão disponibilizadas em pontos estratégicos;
  • Lembre-se sempre de descartar sua máscara em um saco plástico.

Nova Serrana 10 de setembro de 2020.

Renato Ângelo – Diretor de Saúde

Jacob Florentino Neto – Presidente

11.1 Áreas abertas 

  • As áreas abertas devem ser limpas frequentemente evitando-se suspensão de partículas (poeira) quando possível ou em horário de menor fluxo.
  • Diluição de peróxido de hidrogênio 1:13 deve ser aplicada em maçanetas, corrimãos diversas vezes por dia e aplicados por pulverizadores indústrias em todas superfícies 1 vez por dia / após o expediente.

11.2 Ambientes fechados

  • Banheiros devem ser limpos periodicamente utilizando uma diluição de hipoclorito mínimo 0,5% para chão e superfícies.
  • Sabão e papel toalha devem ser conferidos
  • Notificar a limpeza por planilhas pré-definidas e que devem estar em local visível (ANEXO 12.1)

Nova Serrana 10 de setembro de 2020.

Renato Ângelo – Diretor de Saúde

Jacob Florentino Neto – Presidente

12.1 – PCS -Planilha de Controle Sanitário

 

AGENCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (Brasil). Coronavírus: Acompanhe as ações da ANVISA. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/coronavirus.

MINISTÉRIO DA SAÚDE (Brasil). Coronavírus COVID 19. O que você precisa saber. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PNEUMOLOGIA E TSIOLOGIA. Orientação da OMS para prevenção da COVID 19. Disponível em: https://sbpt.org.br/portal/covid-19-oms/.

GOVERNO DE MINAS GERAIS (Brasil). Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo. Disponível em: https://www.mg.gov.br/minasconsciente.

  • VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE NOVA SERRANA. Manual para reabertura de clubes sociais. WhatsApp. 03.09.2020.